Too Many Requests from Your Network
Please complete verification to access this content.
Cada vez mais abrangente no mercado, a prestação de serviço pode ser definida como toda atividade econômica que atende às necessidades do consumidor sem implicar a posse de uma mercadoria. Ou seja, é a execução de um trabalho produzido e consumido simultaneamente na forma de uma experiência ou serventia executada tanto por empresas quanto por pessoas físicas.
Dicas de como fazer um contrato de prestação de serviço e pontos que merecem atenção
Um contrato de prestação de serviço nada mais é do que uma garantia de compromisso entre as partes envolvidas. Trata-se de um documento importantíssimo que assegura os direitos e deveres dos contratantes e contratados a partir de sua assinatura. Veja os pontos que exigem mais atenção numa negociação:
1. Identificação das partes envolvidas
Em todo contrato de prestação de serviço é indispensável a discriminação de dados, como nome completo (pessoa física) ou razão social (pessoa jurídica), número de CPF ou CNPJ, RG, endereço, nacionalidade, profissão e estado civil.
2. Objeto principal
Descrição ou resumo do trabalho que será prestado.
3. Obrigações
Contratantes e contratados possuem deveres e responsabilidades para cumprir e precisam redigir no documento itens como: questões de pagamento/recebimento, discriminação do espaço, equipamentos e materiais utilizados, detalhes do serviço, motivo da contratação, indicação do número necessário de funcionários para a atividade, prazos de execução, condições de rescisão contratual, definição de foro em possíveis litígios e audiências e a validade de vigência do contrato.
Cenário da prestação de serviços no Brasil
Importante segmento da economia nacional, a prestação de serviços é responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020. Além disso, o setor representa 70% das empresas do país (8,64 milhões, de acordo com o Data Sebrae), tendo gerado mais de 382 mil vagas formais de emprego em 2019 (líder no quesito, apontam dados do Ministério da Economia).
Ideias para trabalhar com prestação de serviço
Com infinitas possibilidades, o setor de serviços abrange uma porção de atividades, abrindo espaço para diferentes tipos de negócios e atuações profissionais. Veja algumas áreas interessantes para ingressar:
Educação
Cada vez mais populares, as aulas particulares são ótimas alternativas para quem deseja atuar como professor português, línguas estrangeiras, matemática e outros.
Eventos
Organizar e promover eventos é uma das atividades que estão sempre em alta. Dentre as principais festas que demandam serviços especializados, estão aniversários, noivados, casamentos, formaturas e celebrações corporativas.
Produção de conteúdo
Com a crescente era digital, não faltam oportunidades de trabalho para quem atua com a criação de sites, textos e produção gráfica.
Serviços de informática
Manutenção de computadores, programação e serviços gerais de informática geram hoje uma demanda muito grande e podem servir de ideia para quem possui conhecimentos na área.
Conheça os serviços da Generall
Especializada em segurança e serviços, a Generall é uma empresa com quase 30 anos de experiência que atua hoje com uma visão totalmente sustentável. Hoje, nossos serviços são voltados à segurança privada por meio de monitoramento eletrônico, sistema antiarrastão, portaria, vigilância armada, escolta e muito mais! Entre em contato para nos conhecer melhor e fazer um orçamento.
Confira também: Serviço de segurança