Too Many Requests from Your Network
Please complete verification to access this content.
O controle de acesso é um serviço executado em prol da segurança de um perímetro, seja de uma empresa, seja de um condomínio residencial.
É importante tirar as dúvidas sobre o assunto, assim como contar com o auxílio de especialistas para garantir a tranquilidade e o bem-estar dos frequentadores do local.
Confira as respostas para as principais dúvidas sobre controle de acesso e veja como colocar essa estratégia em prática com os especialistas da Generall.
O que é controle de acesso?
O controle de acesso pode ser compreendido como um conjunto de técnicas, dispositivos e tecnologias que têm como principal objetivo o gerenciamento do acesso de pessoas a determinados locais.
Geralmente, o controle de acesso se faz necessário em ambientes de grande circulação de pessoas (o que inclui veículos e materiais). Bons exemplos são condomínios residenciais, empresas, academias, instituições de ensino e outros locais que demandam restrições.
Como funciona o controle de acesso?
O controle de acesso funciona por meio de um sistema que gerencia a entrada e saída de pessoas do perímetro. Geralmente, o controle é feito por profissionais presenciais ou remotos.
No caso, o controle de acesso remoto funciona por meio de central de monitoramento, circuitos CFTV, acompanhamento 24h e dispositivos para impedir o ingresso de pessoal não autorizado.
Tais medidas são importantes para mitigar riscos e otimizar a segurança e a proteção de pessoas e bens patrimoniais.
Quais são os tipos de controle de acesso?
Acesso biométrico
O acesso biométrico mitiga invasões por meio de uma identificação eficaz de visitantes e funcionários. Ele funciona por meio do reconhecimento da impressão digital, leitor de reconhecimento facial, da íris ou da voz. Trata-se de um método bastante seguro e ideal para empresas, faculdades e academias. Além disso, é efetivo por dispensar o uso de cartões ou senhas (que podem ser perdidos ou esquecidos).
TAGs ou cartões de acesso
O controle de acesso com TAG ou cartão de acesso é bastante tradicional. Tais dispositivos permitem que pessoas autorizadas liberem o próprio acesso ao chegar no portão ou catraca. Esse tipo de controle é mais econômico e costuma ser priorizado em edifícios residenciais e empresas.
Portaria
Em portarias físicas e remotas, o atendimento ao público é feito por um profissional que acompanha de perto a rotina do ambiente e autoriza, ou não, o acesso.
O profissional possui uma relação de todos aqueles que têm a entrada autorizada e intermedia a liberação de acesso daqueles que precisam de autorização interna, fazendo a ponte entre visitante e responsável.
Qual é o papel da portaria remota no controle de acesso?
A portaria remota conta com uma central de monitoramento que trabalha 24h no controle de acesso e registro de moradores, visitantes, funcionários e prestadores de serviços.
Todo o trabalho é realizado a distância por uma equipe de profissionais altamente qualificados, dispensando a necessidade de contratar uma equipe interna ou manter um porteiro físico no local.
Como ter o auxílio de uma empresa de segurança para o controle de acesso?
O controle de acesso, assim como o monitoramento do perímetro, deve ser planejado e realizado por uma empresa de segurança especialista no assunto. Dessa forma, é possível tornar o ambiente mais seguro e valorizado.
A Generall está há quase 30 anos atuando como empresa de segurança e investe nos melhores profissionais e equipamentos para garantir a máxima performance no controle de acesso de empresas e condomínios.
Somos uma empresa de segurança que trabalha a gestão integrada de serviços de portaria, controle de acesso, vigilância e monitoramento. Entre em contato pelo site para fazer um orçamento.
Confira também nosso serviço de Portaria Autônoma