Too Many Requests from Your Network
Please complete verification to access this content.
O porteiro está entre os profissionais mais importantes para o funcionamento de um condomínio, já que sua presença ajuda a mantê-lo organizado e com acesso controlado, o que é determinante para a segurança dos condôminos.
Porém, nem todos sabem exatamente quais são as atribuições do porteiro ou mesmo as diferenças de seu trabalho para aquele que é prestado por um vigilante, que devem ser consideradas para a seleção de profissionais adequados.
Entenda melhor qual é a importância que o porteiro tem para um condomínio e as distinções de seu trabalho em relação a um vigilante.
Quais são as funções de um porteiro?
São várias, mas a que mais se destaca é o controle de acesso, seja por parte dos próprios moradores quanto de prestadores de serviços e visitantes.
A presença de um porteiro deixa claro que existe um profissional responsável por receber os moradores, visitantes e prestadores de serviço e, quando necessário, barrar a entrada de pessoas não autorizadas.
Na chegada de um visitante ou prestador de serviços, por exemplo, é de suma importância que o porteiro entre em contato com a unidade que aquela pessoa deseja visitar e, então, assegure-se de que existe autorização para sua entrada. Caso contrário, a pessoa deve ser barrada.
Também, compete a esse profissional o recebimento de cartas e encomendas aos condôminos e o seu armazenamento, caso eles não estejam em casa. No momento em que o porteiro encontrar essa pessoa, deve informá-la o que foi recebido.
O porteiro também deve manter um relacionamento saudável e amigável com os condôminos e demais pessoas com as quais entra em contato, já que ele é o profissional que pode passar a imagem daquele condomínio para as outras pessoas.
Quais são as diferenças de um porteiro para um vigilante?
Basicamente, o porteiro fica responsável pelo controle de acesso ao condomínio, ao passo que o vigilante deve manter o local e todos os seus habitantes (ou colaboradores, no caso de um edifício comercial) seguros.
O vigilante deve passar por treinamentos constantes para o desempenho de sua função, já que é diretamente responsável pela segurança do local. Ele deve evitar a ação de criminosos e pessoas mal-intencionadas em busca da proteção dos bens patrimoniais e, principalmente, das pessoas que estão ali.
É imprescindível conhecer essas diferenças para saber qual profissional deve ser contratado pelo condomínio, de modo que ele possa oferecer um trabalho cujo desempenho esteja de acordo com as pretensões em sua contratação.
Garanta a segurança e a funcionalidade do condomínio
Tanto o porteiro quanto o vigilante são essenciais para todos os condomínios, sejam eles comerciais ou residenciais, cada um com a sua função. Quando ambos estão presentes, os sentimentos de ordem e segurança sempre estarão no ar, o que é ótimo para todos.
A contratação de bons vigilantes deve ser feita através de uma companhia especializada, como a Generall, empresa de segurança com mais de 25 anos de experiência no mercado e um quadro de funcionários totalmente preparados e altamente capacitados, de modo a apresentar um excelente desempenho de suas funções e, assim, superar as expectativas dos clientes.
