Existem profissões que demandam o uso de equipamentos específicos para o desempenho das devidas funções. Isso se aplica aos seguranças, que devem contar com itens que lhes ajudam a trabalhar e trazem mais proteção e praticidade ao dia a dia.

Saiba quais são os equipamentos fundamentais para os seguranças e qual é a finalidade de cada um deles. Assim, quando você precisar contratar uma empresa de segurança, saberá exatamente o que ela deve oferecer aos seus colaboradores!

Equipamentos e itens indispensáveis para seguranças

A Portaria 3.233/2012-DG/DPF traz as normas que dizem respeito aos equipamentos que devem ser utilizados pelos vigilantes, e é essencial que eles a cumpram, de modo a não contrariar o disposto legalmente e, ainda por cima, ajudar na proteção e no desempenho de suas funções.

Uniforme

Vestimenta utilizada para diferenciá-lo em relação aos demais profissionais da empresa. Cada uma delas pode optar por diferentes opções de uniforme, de acordo com suas necessidades e preferências, mas é importante ressaltar que eles não podem ser parecidos com os utilizados pela Polícia Civil, Polícia Militar ou outros órgãos de segurança pública.

Veículos

De acordo com o local em que os seguranças trabalham, os veículos são indispensáveis para poder chegar mais rapidamente aos locais ou regiões necessárias, como em grandes condomínios e edificações.

Geralmente, são usadas motocicletas para esse transporte, mas também é possível recorrer a carros, principalmente quando as condições climáticas estão mais desfavoráveis, como durante a madrugada.

Equipamentos de comunicação

Os profissionais de uma empresa de segurança devem utilizar rádios para comunicação, já que é essencial que se conversem, principalmente no caso de uma atuação conjunta em edifícios e comércios em geral.

Através dos rádios de comunicação, é possível planejar e executar estratégias de segurança, o que é capaz de manter o espaço ainda mais protegido.

Aparelhos de monitoramento

O desenvolvimento da tecnologia fez com que surgissem novas soluções, como os equipamentos de monitoramento, que são muito úteis para manter os estabelecimentos com um maior nível de proteção.

Um dos que se destacam é o bastão de ronda, cujo funcionamento se dá através de sua aproximação a um botão que é colocado em pontos estratégicos da edificação. Assim que ocorre esse contato, fica registrada a presença do vigilante ali, o que ajuda a saber quando foi a última ronda no local em específico.

Armas

Existem os vigilantes armados, que podem trabalhar dessa maneira desde que o armamento seja devidamente autorizado pela Polícia Federal e passe pelas manutenções necessárias, que também devem ser feitas por empresas autorizadas.

É possível também recorrer a outras armas, como a tonfa, que não demanda o porte de armas de fogo, ou o spray de pimenta, que é um equipamento não letal, mas que pode ser utilizado para conter situações de risco.

Escolha uma boa empresa de segurança e evite problemas

Esses são os equipamentos que podem ser utilizados por seguranças. É possível contratar serviços de segurança armada ou desarmada, de acordo com cada necessidade, mas todos os outros equipamentos são importantes.

A Generall é uma empresa de segurança com mais de 20 anos de experiência, especializada em vigilância patrimonial, escolta armada e atuação em grandes eventos. Os serviços são prestados com excelência e por profissionais altamente capacitados, que, por sua vez, resulta em um excelente custo-benefício. Clique aqui para acessar o blog da Generall e conferir nossos demais conteúdos!