Too Many Requests from Your Network
Please complete verification to access this content.
A tecnologia é algo que já faz parte de todas as pessoas, seja em maior ou menor grau. Hoje em dia, praticamente tudo é informatizado e automatizado, o que proporciona maior conforto, agilidade, facilidade e segurança, como pode ser visto com o porteiro virtual.
Uma concepção equivocada que existe por grande parte das pessoas é que não é possível aumentar a segurança de algum estabelecimento ou edifício sem gastar muito dinheiro. Isso não é verdade, como pode ser provado pelo porteiro virtual, solução tecnológica que está revolucionando o segmento de segurança.
Antes de conferir quais são os benefícios proporcionados por essa solução, é essencial compreender exatamente como ela funciona e como pode ser aplicada.
O que é o porteiro virtual?
Todo mundo conhece o serviço de portaria convencional. Nele, é necessário que o porteiro fique em uma guarita , próximo ao portão de entrada, para liberar ou impedir a entrada de pessoas.
Essa solução, porém, dependendo das condições estruturais e tecnológicas da guarita pode não ser segura e nem tão eficiente, já que são muito grandes as chances de o porteiro ser rendido por ladrões que tentem invadir o local. Logo, tanto o porteiro quanto as pessoas que estiverem dentro do prédio ou estabelecimento ficam sob perigo constante.
Foi para mudar essa situação de uma vez por todas e proporcionar economia aos Condomínios que foi desenvolvido o sistema de porteiro virtual, que alia toda a tecnologia disponível atualmente com a segurança necessária para o desempenho dessa função..
Seu funcionamento se dá uma maneira bem simples e eficiente. São instaladas câmeras na área da portaria, que monitoram o movimento 24 horas por dia, armazenando um registro de todas as pessoas que entraram e saíram do local e qual foi o horário que isso aconteceu.
O porteiro não fica na portaria, e sim em uma base segura e protegida, de onde ele monitora todo o acesso. Assim que um visitante ou prestador de serviços chega, ele toca o interfone e aciona o porteiro, que verá quem é a pessoa e então entrará em contato com o morador, para se certificar de que a visita é realmente esperada ou não.
Caso se confirme a visita, então o acesso será liberado. Caso contrário, as portas se manterão trancadas, para garantir máxima segurança.
Como economizar com um porteiro virtual?
A presença de porteiros em período integral no estabelecimento demanda um investimento muito alto. Se cada um desses profissionais trabalhar durante 8 horas, será necessário contar com 3 profissionais por dia, o que resultará em um custo bem alto.
Além dos gastos com salários e pagamento de impostos, é necessário ter uma equipe ainda maior, para que sejam respeitados os dias de folga e também as férias dos funcionários. Isso resulta em um custo ainda maior.
Ao contar com um porteiro virtual, esses problemas deixam de existir. Mediante o pagamento de um valor mensal, os serviços serão prestados 24 horas por dia e 7 dias por semana, com toda a segurança para o porteiro e também para os condôminos.
A redução de custos é considerável e já será sentida logo no primeiro mês da implantação do serviço. O pagamento para essa implantação é feito uma única vez, no começo da prestação do serviço, e depois o cliente deve arcar apenas com a mensalidade do porteiro virtual.
A infraestrutura necessária para o serviço geralmente não é demasiadamente complexa ou custosa, o que também se reverterá em economia. Basta que o local tenha uma conexão estável com a internet e disponibilidade para a instalação dos equipamentos necessários, como câmeras, sensores e outros.
O armazenamento das imagens gravadas pelas câmeras atua como uma forma de segurança adicional. Caso seja necessário, as gravações podem ser solicitadas para fins legais e jurídicos, por exemplo, o que contribui ainda mais para a proteção e a segurança.
Quanto um porteiro remoto pode representar de economia?
O montante economizado por meio da implantação do porteiro virtual depende de cada caso. Afinal de contas, esse valor pode variar de acordo com a quantidade de condôminos, o número de portarias e eventuais sistemas adicionais instalados, como o sistema de geradores de energia, por exemplo.
Porém, em termos práticos, a economia proporcionada é tão grande que é possível até mesmo reduzir a taxa de condomínio cobrada. Outra alternativa é utilizar o dinheiro excedente para melhorar as instalações do condomínio e oferecer novos serviços, sem ter que aumentar a mensalidade dos moradores ou de quem trabalha no local.
Dúvidas frequentes
Por se tratar de uma solução nova e que vem ganhando força, pode ser que algumas pessoas ainda tenham dúvidas, o que é normal. Confira as respostas às dúvidas mais frequentes!
Como os moradores acessam o prédio?
Os condôminos ou pessoas que trabalhem no edifício ou estabelecimento fazem o acesso através da leitura biométrica, assim como acontece em bancos e até mesmo em celulares. Todas as digitais são cadastradas previamente, é apenas as pessoas autorizadas e cadastradas podem fazer uso dessa funcionalidade.
O que acontece com as encomendas recebidas?
O zelador é a pessoa que fica responsável pelas encomendas. Depois, os moradores ou condôminos retiram essas entregas diretamente com ele.
E se a biometria eventualmente falhar?
Por se tratar de uma tecnologia, existe a probabilidade de que a biometria falhe. Nesse caso, como todos os usuários são cadastrados no sistema do porteiro virtual, é feito um contato com a central e são feitas perguntas para se assegurar de quem é a pessoa. Se tudo for confirmado, então o acesso é liberado.
E se a internet ou a energia pararem de funcionar?
O contrato do porteiro remoto constará com uma cláusula de emergência, para garantir que a segurança sempre se mantenha, mesmo nessas situações.
Algumas das soluções que podem ser adotadas são o uso de geradores elétricos, instalações particulares de fibra ótica para a manutenção do funcionamento do sistema ou até mesmo o encaminhamento de um profissional para atuar fisicamente no local.
Economize e garanta a segurança com o porteiro virtual
A adoção desse sistema será uma tendência cada vez mais vista em edifícios e condomínios de todo o Brasil, já que a segurança proporcionada por ele é muito grande, e o melhor, com uma redução de custos bastante interessante.
A Generall é uma empresa que oferece serviços de segurança, sempre com o intuito de oferecer o que há de melhor a cada um de seus clientes, como o serviço de porteiro virtual através do monitoramento eletrônico – sistema Helpcam, com vigilância durante 24 horas por dia e apoio em necessidades especiais e emergenciais. A Generall também presta serviços de vigilância, limpeza e facilities.
Conheça mais sobre a portaria remota do Grupo Generall.