Serviços de Facilities Serviços de Limpeza

Como funcionam os serviços de limpeza hospitalar?

Em qualquer tipo de empresa, serviços de limpeza são essenciais para manter a conservação dos ambientes. E especificamente no caso de instituições de saúde, também funciona como um ato de controle contra a disseminação de microrganismos, bactérias e vírus nocivos à saúde tanto dos pacientes quanto dos colaboradores.

Dessa forma, a limpeza hospitalar deve ser realizada por profissionais capacitados, que irão dominar também técnicas de desinfecção e esterilização.  O uso dos materiais deve ser controlado, e as operações devem compreender escoação com água e sabão, fricção, esfregação e pano.

Saiba mais sobre: serviço de limpeza hospitalar

Os serviços de limpeza ainda devem evitar tanto a varredura quanto a espanação seca, pois essas práticas espalham para o ar e para as superfícies limpas, poeira, microrganismos e ainda outros tipos de matéria estranha.

Sendo assim, o ideal é que a equipe de limpeza hospitalar receba treinamentos específicos a fim de manter-se atualizada quanto às melhores práticas no trabalho. No entanto, apesar de alguns hospitais realizarem esse tipo de serviço, uma boa alternativa pode ser a contratação de uma empresa terceirizada, que já envia profissionais devidamente treinados para cumprir as atividades.

Além do processo de limpeza, os colaboradores ainda devem realizar a desinfecção dos móveis e do ambiente. Essa etapa geralmente compreende o uso de germicidas (líquidos ou gasosos) e, nos meios físicos, incluem o calor em suas formas seca e em vapor. Alguns dos principais produtos desinfetantes utilizados nos serviços de limpeza incluem hipoclorito de sódio; compostos fenólicos, formaldeído e iodo.

Por fim, muitas vezes ainda é necessário um processo específíco de esterilização, ou seja, de destruição ou eliminação total de todos os microrganismos na forma vegetativa e esporulada, por meio de agentes físicos ou químicos, sendo realizado de maneira especial em ambientes e objetos críticos ou semicríticos.

Para facilitar o entendimento, vale ressaltar que artigos críticos são os destinados à penetração através de pele e mucosas, tais como agulhas, materiais cirúrgicos, entre outros. Já os semicríticos são aqueles que entram em contato com mucosas integrais ou pele leasada, como por exemplo endocóspios, tubos endotraqueias e circuitos de terapia respiratória.

Apesar de alguns desses instrumentos serem manuseados por enfermeiros, os serviços de limpeza hospitalar devem ser realizados dentro de uma sinergia eficaz entre todos os colaboradores.

Os funcionários que atuam na limpeza ainda precisam estar preparados para atender demandas enquanto os pacientes estiverem nas dependências da instituição de saúde, retirando o lixo e os resíduos do apartamento, bem como recolhendo a roupa e substituindo materiais como jornais e revistas, por exemplo.

Da mesma forma, os serviços de limpeza hospitalar são realizados após a saída do paciente, seja por alta, transferência ou óbito. Esse ato compreende a organização de superfícies, sejam elas verticais ou horizontais, além da desinfecção de todos os móveis do apartamento.

Se você deseja encontrar profissionais capacitados para realizar os serviços de limpeza do seu hospital, entre em contato agora mesmo com a Generall. A empresa conta com um quadro de funcionários totalmente preparados para realizar a organização dos ambientes com segurança e eficácia.

Clique aqui e confira mais informações.

Tags

Generall

Com mais de 20 anos de experiência, nossos valores estão pautados na transparência dos relacionamentos, nas boas práticas organizacionais e na garantia do cumprimento das promessas de eficiência e de qualidade de nossos produtos e serviços. Buscamos incansavelmente o equilíbrio entre os aspectos social, ambiental e econômico, respeitando as pessoas, a sociedade e o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como funciona o sistema de segurança eletrônica de alarmes das lojas

Saiba a diferença entre os serviços de portaria virtual e física