Veja como planejar a limpeza do elevador no seu condomínio

Quando se fala sobre a limpeza de um condomínio, é comum se lembrar das áreas comuns, escadas, salões de festa, academias e afins, mas um item fundamental nem sempre é comentado: os elevadores.

Fundamentais para auxiliar na locomoção, em especial naqueles que dispõem de um maior número de andares, eles demandam cuidados especiais para que se mantenham em perfeitas condições.

Veja o que deve ser feito para planejar essa limpeza e como ela deve ser realizada para apresentar os melhores resultados possíveis.

Como proceder com a limpeza de um elevador?

A primeira informação que deve ser conhecida diz respeito à importância dessa limpeza. Afinal de contas, por ser um espaço comum tão utilizado, é ideal mantê-lo no melhor estado possível.

A limpeza pode ser feita da seguinte forma, sempre com o elevador no térreo ou no andar mais inferior possível, parado e com a porta aberta, com destaques para cada uma das partes do elevador:

Piso

É aqui onde a maior parte da sujeira costuma se encontrar, já que todos pisam ali e podem ter carregado sujeiras e outros elementos enquanto caminhavam pelas ruas.

Primeiramente, a sujeira deve ser aspirada, o que eliminará boa parte da poeira e de outros elementos. Em seguida, recomenda-se usar um pano úmido com uma solução de água e detergente, o qual deve ser esfregado ao solo para retirar sujeiras impregnadas. Não se deve jogar água diretamente no piso, já que ela pode escorrer e prejudicar a ligação elétrica ou os componentes internos do sistema.

Paredes

Como as pessoas se encostam nelas ou mesmo esbarram com mochilas, bolsas e afins, elas também podem trazer bastante sujeira. Se as paredes forem de aço inoxidável, deve-se usar um pano com água morna e sabão neutro, elementos que não prejudicam a composição da parede e, de quebra, restauram sua limpeza e ajudam no brilho. Posteriormente, deve ser usado um pano seco para remover o excesso de umidade, o qual poderia deixar manchas.

Botões

Os botões precisam ser pressionados para movimentar o elevador e, por isso, também devem ser limpos com cuidado.

Aqui, indica-se usar um pano com água e sabão, porém não muito molhado, de modo que a água não penetre nos componentes elétricos e eletrônicos e possa prejudicar seu funcionamento. No final, também utilize um pano seco para retirar a maior parte da umidade.

Quando limpar os elevadores?

De preferência, o processo deve ser feito ao menos uma vez na semana, de modo que eles sempre estejam em boas condições para todos os que forem utilizá-los.

Ao contratar uma empresa de limpeza terceirizada especializada, o processo já fará parte de sua rotina, já que todo o condomínio deve se manter limpo e higiênico para contribuir com a saúde e a satisfação dos condôminos.

A Generall é uma empresa de limpeza terceirizada com mais de duas décadas de experiência na área, a qual dispõe de uma equipe de profissionais altamente capacitados, de modo que seu trabalho seja prestado com excelência. Clique aqui para acessar o blog da Generall e aprender outras informações importantes e interessantes!



Deixe uma resposta

Empresa Sustentável Empresa Sustentável - Somos uma Empresa que se preocupa com o meio ambiente.

EnglishPortuguese