Protegendo sua vida: o que não fazer em um assalto

Saber como reagir a um assalto é uma medida que pode salvar vidas. Acompanhe as principais dicas e veja como ter auxílio de equipe de segurança patrimonial. 

Infelizmente, é preciso saber como lidar com um assalto, pois se trata de um evento que pode acontecer com qualquer um, a qualquer momento. 

Sabemos que, na prática, é muito difícil pensar racionalmente durante esse momento de tensão, e por isso, é fundamental focar nas principais dicas que podem garantir a sua segurança (ou de sua família). 

É preciso manter a calma

É muito difícil manter a calma durante um assalto, porém, entrar em pânico pode deixar o assaltante ainda mais agitado, nervoso e com a cabeça quente. Isso pode gerar vítimas e até mesmo mortes. 

Procure se manter o mais quieto possível. Não aumente o tom de voz, nem se exalte, pois isso pode deixar o assaltante ainda mais nervoso. O ideal é não falar nada. 

Não faça algo sem que o assaltante concorde

É preciso ter algumas coisas em mente desde já para saber como reagir durante um assalto. 

O assaltante, provavelmente, utilizará algum tipo de arma para intimidar as vítimas. O que ele deseja é ter acesso aos seus pertences (carteira, dinheiro, celular ou bolsa). Assim que ele fizer a exigência, ceda sem hesitar. 

Dessa forma, é possível deixar o meliante mais “calmo” e evitar que a situação saia do controle, terminando em uma agressão ou tragédia. 

Outra informação muito útil é sempre narrar seus movimentos antes de executá-los, e nunca tentar ganhar tempo para pensar em uma alternativa. Entregue tudo, assim o assaltante irá embora mais rápido.   

Dicas práticas para se comportar durante um assalto

  • Assim que o assaltante fizer o movimento para tirar o revólver da cintura, ou anunciar que se trata de um assalto, a vítima não deve, em hipótese alguma, tentar fugir, seja a pé, de carro ou de moto.
  • Nunca faça movimentos bruscos, pois isso pode fazer com que o assaltante reaja por reflexo e faça o disparo.
  • Também, é fundamental manter a calma e nunca reagir. A maioria das vítimas que reage é baleada.
  • Antes de se mexer, por menor que seja o movimento, avise o assaltante. Isso também evita que ele tome uma atitude levado pelo impulso.
  • Assim que o assaltante anunciar o roubo, permaneça imóvel e siga as orientações do meliante.
  • Na hora de pegar os pertences para entregar ao assaltante, faça tudo de maneira lenta, sem se afobar.
  • Nunca olhe para os olhos do assaltante, pois isso pode deixá-lo ainda mais nervoso.
  • Mesmo que você perceba que a arma do ladrão se trata de uma réplica (ou brinquedo), nunca tente reagir, pois sempre haverá a chance de ter algum comparsa à espreita e ele pode te atingir pelas costas.
  • Não tente negociar com ele. Trata-se de um momento muito perigoso. Entregue o que ele quer e se preocupe apenas com sua integridade física.
  • Invista na contratação de uma empresa de segurança patrimonial. 

Empresa de segurança patrimonial protege residências e estabelecimentos contra atividades criminosas

A Generall é uma empresa de vigilância e segurança patrimonial que atua em diversas situações, seja no monitoramento de residências, condomínios, estabelecimentos ou locais públicos. A Generall conta com equipe de profissionais preparados para atuar em portaria, portaria remota, monitoramento eletrônico e sistemas antiarrastão. 

Navegue pelo site para conhecer tudo sobre a Generall, e as soluções de segurança patrimonial. Clique aqui para acompanhar todas as notícias sobre segurança.



Deixe uma resposta

Empresa Sustentável - Somos uma empresa de segurança que se preocupa com o meio ambiente.

EnglishPortuguese