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Com um mercado cada vez mais exigente, a qualificação dos profissionais se tornou um ponto-chave para o sucesso de muitos negócios. De olho nisso há muito tempo, muitas empresas adotaram a prática de contratação de funcionários bilíngues, o que ganhou força inclusive na área de atendimento.
Dessa forma, a recepção bilíngue trouxe muito mais do que a flexibilidade de falar em outro idioma. Hoje, um atendente com conhecimento em uma segunda língua é capaz de melhorar o ambiente de trabalho e garantir a segurança do estabelecimento e dos visitantes.
Qual é a importância do profissional bilíngue?
É fato já conhecido que o mundo está cada vez mais globalizado, e saber se comunicar em pelo menos uma língua estrangeira não é mais um diferencial, mas requisito obrigatório para muitas vagas de emprego. Quem trabalha na recepção de grandes empresas, hotéis e estabelecimentos e consegue compreender e se expressar em outro idioma pode oferecer um atendimento mais qualificado e humanizado, seja presencial, telefônico ou online.
Quais são as características da recepção bilíngue?
Todo bom profissional que atua diretamente com o público precisa ter um perfil cordial, comunicativo e proativo, habilidades consideradas primordiais para causar uma boa impressão e auxiliar na resolução de problemas e organização das operações. Dito isso, um bom recepcionista bilíngue deve possuir as seguintes características:
- Competência de autogerenciamento;
- Cordialidade;
- Boa comunicação;
- Paciência;
- Dedicação;
- Proatividade;
- Discrição.
Conheça as vantagens da recepção bilíngue
Ao contar com um profissional capaz de se comunicar em dois idiomas, um gestor de negócios garante mais segurança e qualidade no serviço oferecido. Isso porque funcionários com tais qualificações podem ser multitarefas e apresentar habilidades de comunicação diferenciadas.
Assim, esse colaborador será capaz de informar e orientar visitantes estrangeiros, acompanhar eventos e reuniões internacionais, elaborar e preencher planilhas em outro idioma, controlar rigorosamente o trânsito de pessoas no local e conseguir selecionar de forma eficaz documentos e correspondências do exterior, evitando extravios e entregas por engano.
Além disso, contar com um funcionário que possui habilidades em outras línguas pode trazer mais credibilidade à empresa, visto que muitos estrangeiros costumam visitar o Brasil de férias ou a negócios e têm dificuldades em falar e entender o português corretamente.
Como escolher a melhor empresa de recepção bilíngue?
Uma vez que os custos de contratação direta de colaboradores bilíngues podem ser mais altos, principalmente para empresas consideradas de pequeno e médio portes, a terceirização desse serviço se torna uma excelente alternativa tanto no âmbito financeiro quanto no de gestão de negócios e pessoas, centralizando todos os seus esforços no chamado “core business”, o objetivo principal da companhia.
Na hora de encontrar a melhor empresa de recepção bilíngue, o ideal é procurar por prestadoras experientes, que oferecem todas as garantias de qualidade e segurança e possuem em sua equipe profissionais capacitados e bem treinados para todas as situações cotidianas e eventualidades.