Pequenas empresas: vale a pena terceirizar alguns setores?

A terceirização de serviços é o ato de transferir a gestão de uma determinada atividade para uma empresa contratada. Essa empresa terá toda responsabilidade sobre a execução dos serviços, de maneira que supra as expectativas da empresa que a contratou.

Muitas empresas passaram a adotar a terceirização de serviços como método para reduzir os custos, fazendo com que a empresa dê mais atenção às atividades principais, tornando-se mais estratégica e otimizando os recursos.

Contudo, engana-se quem acredita que esse serviço pode ser usado apenas em empresas de grande porte. O objetivo principal das empresas de pequeno porte é justamente a redução de custos, algo oferecido pela terceirização de serviços.

Vantagens da terceirização de serviços para pequenas empresas

A empresa como um todo terá benefícios com a adesão da terceirização de serviços. Cada setor poderá focar mais em seu core business (atividade principal), aumentando a eficiência em suas atividades principais, assim, cada setor produzirá um trabalho com um nível maior de qualidade e de forma mais rápida.

Outro ponto que podemos destacar é relacionado à diminuição das tarefas de cunho burocrático e trabalhoso. Tirando a responsabilidade da empresa sobre essas questões, os líderes e gerentes poderão dedicar mais tempo ao planejamento estratégico de suas áreas, e da empresa no geral.

Infelizmente, acaba sendo comum em muitas empresas a falta de tempo para criar estratégias. Algo que não deveria acontecer, já que um plano estratégico é o que diferencia uma empresa e o que faz ela alcançar suas metas. Quando isso não acontece, os objetivos traçados pela empresa acabam se tornando inúteis.

Geralmente, as tarefas burocráticas e operacionais são demoradas e exigem muito de quem as realiza. Visando à melhoria de desempenho dos setores, terceirizar esse serviço será uma forma eficiente e estratégica para que isso aconteça.

Algo que preocupa muito os gestores é quando eles estão comprometidos com os assuntos trabalhistas, que costumam consumir tempo e recursos. Além disso, quando não é bem executado, pode passar uma imagem negativa da empresa para o mercado e para o público em geral. Terceirizar esse setor vai tirar boa parte da responsabilidade da empresa, pois os funcionários serão legalmente da empresa terceirizada, ou serão prestadores de serviço autônomos.

Todos os assuntos financeiros do funcionário serão responsabilidade da empresa terceirizada e os pagamentos serão feitos por ela, logicamente com o pagamento da empresa contratante. Ao final, as duas empresas saem ganhando, pois focarão em suas atividades principais e reduzirão os custos.  

Um ponto muito importante da terceirização para pequenas empresas está voltado para a participação de profissionais altamente capacitados e aptos a desempenhar as atividades específicas de maneira legal e eficiente.

Quando a empresa opta em desenvolver todas as atividades por meio dos seus próprios funcionários, é preciso investir periodicamente em capacitação. Isso gera mais custos, mais tempo e, muitas vezes, pouco trabalho, já que o funcionário precisa deixar de desenvolver sua função para frequentar os cursos de especialização.

Outra questão positiva sobre a terceirização para pequenas empresas é a disposição de recursos de alta tecnologia, modernos e avançados. Como na área de segurança, por exemplo. Os profissionais são altamente qualificados e possuem um suporte tecnológico que otimiza o trabalho a ser realizado, o que melhora os resultados obtidos.

Atividades que podem ser terceirizadas

Listamos aqui os serviços que podem ser terceirizados de forma que gere resultados positivos para a empresa, como a redução de custos. As atividades vão desde procedimentos administrativos até tarefas simples e técnicas. Confira:

  • Segurança eletrônica;
  • Contabilidade;
  • Recrutamento e seleção;
  • Portaria;
  • Zeladoria;
  • Limpeza e conservação;
  • Carga e descarga (transporte);
  • Consultoria e corretora de seguros;
  • Serviços de TI;
  • Serviços de postagem.

Contrate uma empresa de confiança

Escolher terceirizar os serviços de segurança da sua empresa é uma atitude estratégica. Contar com uma empresa terceirizada com profissionais capacitados para o serviço específico é algo importante.

A Generall é uma empresa de segurança patrimonial e facilities com mais de 20 anos de experiência no mercado, que conta com funcionários qualificados e que procuram desempenhar suas atividades da melhor forma possível, oferecendo um dos melhores serviços terceirizados.

Navegue pelo site e saiba mais



Deixe uma resposta

Empresa Sustentável Empresa Sustentável - Somos uma Empresa que se preocupa com o meio ambiente.

EnglishPortuguese