Gerencie sua equipe terceirizada e traga maiores resultados para sua empresa

Muitas atividades exigidas pelo mercado, atualmente, estão eliminando a possibilidade de as organizações contratarem funcionários para cada uma das funções necessárias. Quando isso não se torna mais possível, a solução mais viável é recorrer à contratação de uma equipe terceirizada para desenvolver essas atividades.

A terceirização de serviços é uma estratégia que vem sendo adotada por muitas empresas.  Ela contribui com o aumento da produtividade, flexibilidade, redução custos, além de dispor de uma equipe totalmente especializada para o processo escolhido. A prática da terceirização já está bastante comum, principalmente em empresas que têm como prioridade o direcionamento dos recursos para o seu core business. 

7 dicas para gerenciar uma equipe terceirizada 

Mesmo a terceirização sendo uma estratégia eficaz, contar com funcionários de uma outra empresa exigirá cuidados e uma atenção diferenciada e especial por parte dos gestores da organização. É necessário cuidar desses funcionários, para que eles estejam motivados e em sintonia com os demais funcionários da organização, fazendo, assim, com que os resultados esperados sejam alcançados. 

Busque e contrate uma boa empresa terceirizada 

A primeira coisa a se fazer antes de terceirizar um serviço é buscar e escolher uma empresa do setor desejado e que faça um bom trabalho. Por isso, antes de realizar efetivamente a contratação, peça as certidões negativas tributárias, certificações de qualidade e referências. 

Fique atento ao valor cobrado e se está dentro do valor base cobrado no mercado. Depois da contratação, peça, mensalmente, os comprovantes de pagamento dos salários, tributos e encargos, garantindo, assim, a idoneidade da operação conforme a legislação e certificação, a fim de confirmar que todos os profissionais terceirizados estejam realmente recebendo seus direitos trabalhistas. 

Deixe claro os objetivos e metas da empresa 

Após todo o processo de contratação é o momento de conversar sobre a cultura da empresa, suas metas, objetivos, e a forma de atender o cliente. São duas empresas distintas e ambas precisam alinhar as ideias para que o crescimento aconteça. Deixar essas informações claras facilitará a relação entre a empresa e a equipe terceirizada.

Realize a definição das metas e indicadores 

Um dos focos da terceirização é o aumento da produtividade, e isso só vai acontecer a partir do momento que a equipe terceirizada conhecer as expectativas da empresa. Desdobrando os objetivos em metas individuais e coletivas, ficará mais fácil de ser compreendido por todos o que precisa ser feito. 

Para acompanhar como está o andamento dos projetos, é importante contar com indicadores de performance, os quais vão mensurar os resultados, identificar e eliminar gargalos e perceber algum tipo de atraso e perdas na qualidade. Dessa forma, haverá mais agilidade em corrigir os desvios. 

Integração entre as equipes 

O ambiente será compartilhado entre a equipe terceirizada e a equipe de funcionários da empresa, então, é necessário que todos estejam integrados e enturmados. Prepare os funcionários que terão um relacionamento direto com a equipe terceirizada, para que eles possam acolher e ter uma boa relação com a nova equipe que chegará.

Realize treinamentos 

Mesmo com todas as informações repassadas e explicadas, é importante a realização de treinamentos para a equipe terceirizada. O treinamento deve ser um curso completo, abordando sistemas, técnicas e a filosofia da organização. O treinamento deve ser planejado e executado juntamente com a empresa terceirizada. 

Comunicação 

Caso os indicadores apontem problemas nos resultados das equipes terceirizadas, é preciso analisar os aspectos relacionados à gestão. Um bom processo depende muito de uma boa comunicação interna, por isso, é necessário compartilhar as informações e orientações, sempre esclarecer possíveis dúvidas, colaborar com a resolução dos problemas, direcionar e saber ouvir. Uma das competências de um bom gestor é ter uma comunicação eficiente. 

Subordinação 

A gestão é o que rege o sucesso de uma organização. Por esse motivo, é preciso estar sempre acompanhando, monitorando e supervisionando as equipes terceirizadas. Além disso, não se esqueça da questão de subordinação, uma das causas com maior número de reclamações trabalhistas no país. Os profissionais da empresa terceirizada não são subordinados, e, sim, prestadores de serviços. Dessa forma, é uma relação de parceria. Por isso o gestor precisa saber e ser capaz de instituir uma relação entre os colaboradores e a equipe terceirizada de uma maneira harmoniosa e produtiva. 

Contrate uma empresa terceirizada de confiança 

Contratar uma empresa terceirizada de confiança é fundamental para que os objetivos estabelecidos pela organização sejam atingidos. Principalmente, porque diversos setores podem ser terceirizados, proporcionando uma lucratividade maior para a empresa contratante. 

A Generall é uma empresa de segurança patrimonial e de serviços terceirizados como limpeza e facilities. Ela possui mais de 20 anos de experiência no mercado, e conta com funcionários qualificados que procuram desempenhar suas atividades da melhor forma possível. Navegue pelo blog e obtenha mais informações relevantes sobre esses serviços.



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