Confira os erros de portaria que podem afetar o condomínio e como a portaria remota pode solucioná-los

Saiba quais são os erros que o porteiro não deve cometer e conheça as vantagens que a portaria remota representa para evitar que eles aconteçam.

Leia também: Serviços de portaria remota: quais problemas podem ser evitados? 

Erros de portaria que afetam o condomínio

Os grandes erros de portaria que podem acontecer no condomínio são:

Falta de qualificação

A falta de qualificação e de treinamento dos porteiros é sinônimo de problemas. Erros graves e ameaças à segurança do condomínio podem acarretar riscos aos moradores e colaboradores.

Regras mal definidas

As normas são fundamentais, já que representam um norteamento do que deve ser seguido pelo porteiro. Com a ausência de regras, erros podem ser cometidos.

Importante notar que não só os porteiros, mas todos os envolvidos no condomínio (moradores e colaboradores em geral) devem conhecer e seguir as regras de portaria e segurança. 

Deixar a portaria desassistida

Outro erro grave em portarias é deixar o posto desassistido. Em locais com grande fluxo de pessoas, a portaria sem um responsável pelo acesso de controle pode possibilitar invasões e a entrada de pessoal não autorizado. 

3 coisas que o seu porteiro não deve fazer

Tendo em mente as principais variáveis que podem representar riscos ao condomínio, os três grandes erros que um porteiro não deve cometer são: 

1. Liberar a entrada de pessoas não autorizadas

Um dos pilares para a segurança de condomínios é o efetivo controle de acesso realizado pelo porteiro.

É fundamental que visitantes, colaboradores e prestadores de serviço se identifiquem antes de entrar no condomínio, e o porteiro, por sua vez, não deve abrir exceções. Isso significa que o registro de nome, documento e horários de entrada e saída é fundamental para o processo. 

2. Liberar o acesso à garagem sem a certeza de identificação

O porteiro deve ter certeza das pessoas que estão dentro do carro antes de liberar o acesso à garagem. Também é preciso fazer o registro de identificação do motorista e do carro.

3. Sair do posto sem avisar

Ao ter que deixar a portaria, o porteiro deve solicitar que algum outro colaborador do condomínio assuma o posto durante sua ausência, para que o local não fique desassistido em nenhum momento do dia.

No caso, uma solução para o condomínio é contar com os serviços de portaria remota, que trabalha com operadores em seus postos 24 horas por dia. 

Portaria remota: o que é e como funciona? 

A portaria remota é uma solução de segurança para condomínios que buscam garantir a integridade física de moradores, colaboradores e bens, além de evitar problemas com porteiros desatentos.

Nos serviços de portaria remota, um operador trabalha diretamente da central de monitoramento, realizando o acompanhamento do perímetro e o controle de acesso de pessoas não autorizadas. 

As vantagens de uma portaria remota

Algumas vantagens da portaria remota para evitar erros que possam representar ameaças ao condomínio são:

  • uso de tecnologias, como sistema CFTV, alarmes, central de monitoramento, botão de pânico, chave virtual, biometria, TAGs e aplicativo para celular;
  • valorização de imóvel por meio de solução de segurança que garante o diálogo entre operador e moradores (ainda que o morador não esteja em casa);
  • economia de gastos com funcionários e porteiros, que pode chegar a 60%;
  • comodidade de contar com profissionais em segurança e portaria remota, além de acesso aos relatórios de registro e banco de imagens (caso seja necessário realizar uma consulta).

Afinal, a portaria remota vale o investimento? 

A portaria remota é uma solução viável para condomínios que buscam tecnologia, profissionais qualificados, monitoramento, controle de acesso e planejamento de segurança completo, o que inclui relatórios com os principais dados sobre a rotina do local.

No caso, é fundamental contar com empresa especialista no assunto, como é o caso da Generall, que fornece operadores aptos a realizarem suas funções diretamente da central de monitoramento, contribuindo para a segurança dos condôminos e tornando a rotina dos gestores mais tranquila e eficaz.



Deixe uma resposta

Empresa Sustentável Empresa Sustentável - Somos uma empresa de segurança que se preocupa com o meio ambiente.

EnglishPortuguese