Dica de Gestão: conheça as vantagens que a terceirização de serviços pode oferecer!

A terceirização de serviços por parte de algumas empresas já vem acontecendo há algum tempo. O objetivo é de melhorar a produtividade e obter mais foco nas atividades. Ao contrário do que permitia a lei, hoje os empresários podem contratar quaisquer tipos de serviços terceirizados.

É importante ter ciência de que quando se pensa em terceirizar algum tipo de serviço, o assunto está relacionado à contratação de uma empresa que irá fazer a intermediação entre a mão de obra especializada e a pessoa que a contratou. Para deixar mais claro esse processo, existem dois pontos específicos: atividade-meio e atividade-fim, que são fundamentais para a gestão de uma empresa.

Entendendo atividade-meio e atividade-fim

Na atividade-meio, é possível incluir uma variedade de serviços, dentre eles segurança, alimentação, limpeza manutenção, arquitetura, frotas, transportes, serviços jurídicos, assistência médica, recepção, distribuição, administração e outros.

A atividade-fim, por sua vez, é a principal desempenhada na empresa, que levou à sua instituição. Por exemplo, em uma indústria automobilística, a montagem de automóveis é a sua atividade-fim.

Conforme a nova lei que aborda o assunto, independente de qual seja a atividade, é permitida sua terceirização. Uma fábrica de automóveis, por exemplo, pode optar por contratar colaboradores terceirizados para trabalharem no setor de produção. Antes da legislação atual, somente as atividades-meio poderiam ser terceirizadas.

Vale lembrar de algumas obrigatoriedades que precisam ser cumpridas por parte da instituição contratante. Essa empresa deve ter ciência da importância de garantir salubridade e segurança dos trabalhadores terceirizados.

Contratos

De acordo com os ajustes da nova lei, fica estabelecido que os contratos temporários passam de 90 para 180 dias, permitindo chegar a 270 dias por convenção coletiva. Assim, poderá haver uma rotatividade menor entre os funcionários da organização intermediária.

Conheça algumas vantagens da terceirização de mão de obra

Terceirizar serviços é, sem dúvida, uma alternativa que ajuda a empresa a gerar economia e aumenta a produção. Por meio da terceirização, o gestor consegue ter mais tempo para se concentrar nas atividades responsáveis por gerar resultados mais assertivos, como o setor de vendas e o de prestação de serviços.

Outras vantagens da Terceirização:

-Otimização do tempo da equipe;

-Redução de custos;

-Terceirização dos trâmites burocráticos para a empresa contratada;

-Aumento na produtividade, entre outras.

Após optar por contratar serviços terceirizados, o gestor perceberá que a sua organização passará a ter uma mão de obra eficiente, especializada e capacitada. Vale lembrar da importância de todos os aspectos estarem esclarecidos no contrato.

Além desses fatores, sua organização não precisará mais se preocupar com tarefas como limpeza e segurança. Dessa forma, os gestores poderão ter mais tempo para outros assuntos, sem contar que a terceirização poderá impactar positivamente, também permitindo melhores resultados e mais economia. No caso de afastamento de um colaborador por motivo de doença, ele poderá ser substituído imediatamente, neste que é um dos maiores problemas nas empresas. No caso de contratação de uma empresa terceirizada, é primordial que ela seja renomada e conhecida no mercado.

Veja também dicas de como facilitar a rotina da limpeza corporativa

O Grupo Generall é uma empresa de segurança especializada em serviços terceirizados e que conta com um time de profissionais qualificados e preparados para atender a demanda de seu empreendimento. O Grupo oferece as melhores soluções e conta com a mais alta tecnologia para melhor atender e garantir a segurança e a satisfação de seus clientes.



Deixe uma resposta

Empresa Sustentável Empresa Sustentável - Somos uma Empresa que se preocupa com o meio ambiente.

EnglishPortuguese