Como montar uma rotina de limpeza empresarial?

Ambientes limpos são fundamentais para a saúde e o bem-estar de colaboradores e clientes. A limpeza deve ser uma das prioridades dentro de qualquer empresa, e a ausência de cuidados pode trazer consequências penosas para todos os setores de uma organização.

É preciso empenho para montar uma rotina de higienização. No entanto, é possível fazer a terceirização de limpeza com uma empresa especializada no assunto. Acompanhe!

5 dicas para montar uma rotina de limpeza empresarial

1. Defina um cronograma 

O cronograma funciona como um roteiro para que os colaboradores saibam o que é preciso fazer para manter a limpeza corporativa. Nele, deve constar todas as atividades (diárias, semanais e mensais).

Se os colaboradores seguirem devidamente o cronograma, a limpeza (e manutenção) será realizada de forma mais organizada, e os funcionários desempenharão suas funções da maneira esperada.

2. Selecione bons produtos e materiais de limpeza

Outro requisito básico da higienização em ambientes corporativos diz respeito à qualidade dos produtos e materiais de limpeza.

Bons materiais permitem que o trabalho seja otimizado e traga melhores resultados, eliminando problemas e necessidade de retrabalho – ou seja, produtos de qualidade são fundamentais.

3. Faça a divisão das tarefas entre os funcionários de limpeza

A divisão de tarefas, quando feita de forma competente, impede que os funcionários se confundam, que ocorra episódios de ociosidade ou fiquem sobrecarregados.

Para que tudo funcione devidamente, o responsável deve administrar, de forma harmoniosa, as atribuições de cada colaborador envolvido nos serviços de limpeza.

4. Obedeça as normas de segurança do trabalho

As empresas devem permanecer atentas às normas de segurança do trabalho. Entre elas, é fundamental citar a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e os equipamentos de proteção coletiva (EPCs), visando a prevenção de riscos e acidentes.

Esses itens devem ser fornecidos pela própria empresa, que é responsável por garantir a saúde e integridade física dos colaboradores que assumem os serviços de higienização.

5. Faça a terceirização de limpeza

Gerenciar serviços de limpeza em empresas não é tão simples quanto parece. Há diversos elementos que demandam trabalho minucioso e dedicação, o que representa bastante tempo no cronograma de funcionários que já possuem outras atribuições. 

Por isso, uma ótima opção para ambientes corporativos é a terceirização de limpeza por meio de empresas especialistas na prestação desse tipo de serviço. Problemas e ineficiência são questões facilmente resolvíveis com a contratação de uma empresa qualificada. 

Todas as responsabilidades, como a escolha dos materiais de limpeza, treinamento pessoal, cronograma de tarefas e adequação às normas de segurança do trabalho também ficam a cargo da terceirizada. Trata-se de uma ótima solução para quem quer auxílio profissional para manter a higienização de ambientes corporativos.

Conte com os serviços de terceirização de limpeza da Generall

A higienização de ambientes corporativos, num primeiro momento, pode não parecer de grande complexidade, mas, na verdade, exige bastante tempo, dedicação e supervisão por parte de colaboradores e gestores. Pensando nisso, investir nos serviços de terceirização de limpeza da Generall é uma solução para quem busca auxílio profissional no assunto.

A Generall conta com uma equipe de profissionais devidamente treinados, estando apta a entregar excelência e qualidade nos serviços para diversos setores corporativos. Navegue pelo site para descobrir tudo sobre a terceirização de limpeza da Generall e o que ela representa para a saúde e o bem-estar das empresas!



Empresa Sustentável Empresa Sustentável - Somos uma empresa de segurança que se preocupa com o meio ambiente.

EnglishPortuguese