A terceirização pode ajudar a diminuir os riscos jurídicos de uma empresa?

É uma situação comum que empresas de diversos portes e segmentos terceirizem alguns de seus serviços, como limpeza, segurança e manutenção, entre outros. Além de seus benefícios já conhecidos, outro que merece destaque é o fato de contribuir com a redução de riscos jurídicos ao contratante.

Esse é um ponto nem sempre observado ou conhecido, mas cuja existência traz ainda mais tranquilidade às empresas contratantes e se mostra como uma vantagem bastante interessante.

Vamos entender como isso acontece e por que as empresas têm ainda mais a ganhar com a terceirização de seus serviços.

Por que a terceirização ajuda a evitar problemas jurídicos?

Porque uma boa parte das atividades da empresa ficará a cargo da terceirizada que tiver sido contratada, inclusive questões jurídicas relacionadas aos seus colaboradores.

Quando existe o interesse pela contratação de uma empresa de limpeza terceirizada, bem como de segurança, manutenção ou de outras atividades, os principais objetivos da contratante são a qualidade dos serviços prestados e a eliminação de atividades burocráticas e organizacionais que poderiam prejudicá-la.

A partir do momento que as áreas de limpeza e segurança são delegadas a uma empresa terceirizada, a contratante não precisa mais se preocupar com aquela questão, já que o serviço será prestado conforme o que foi combinado e as exigências legais ficarão a cargo da contratada.

Isso envolve o pagamento de impostos e encargos sociais, a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e até mesmo a responsabilidade de assumir processos e ações judiciais, caso haja, como por doenças do trabalho, por exemplo.

Caso aqueles colaboradores tivessem sido contratados diretamente pela empresa, ela seria responsável por essas questões, o que poderia prejudicar os gestores, diretores e demais colaboradores no desempenho das atividades primordiais ao seu negócio.

Outro ponto que merece ser destacado é que isso incorre em menos problemas judiciais que envolvam o nome daquela empresa, o que poderia passar uma imagem negativa ao mercado.

Boas empresas terceirizadas já estão preparadas para oferecer o que há de melhor aos seus colaboradores, de modo que possam trabalhar normalmente, com toda a segurança de que precisam, mas também lidam com eventuais problemas que possam existir com sua equipe de trabalho.

Terceirização: uma excelente opção

Tanto pelo aspecto financeiro quanto pelo organizacional, operacional e jurídico, vale a pena investir em uma boa empresa de limpeza terceirizada, bem como nas que atuam com segurança, manutenção e atividades relacionadas, o que ajuda a entender o porquê de tantas companhias optarem por essa modalidade.

Isso garante que cada serviço será realizado com alta qualidade, já que os colaboradores passam por treinamentos constantes e são capazes de exercer suas atividades de maneira a atender (e até superar) as expectativas da contratante.

A Generall é uma empresa de limpeza terceirizada que também presta serviços de segurança, vigilância e facilities com mais de 25 anos de experiência no mercado e tem uma equipe de profissionais altamente capacitados, os quais prezam pela excelência e resultam no melhor custo-benefício possível para os clientes. 

Clique aqui para acessar o blog da Generall e conferir nossos outros conteúdos!



Deixe uma resposta

Empresa Sustentável Empresa Sustentável - Somos uma Empresa que se preocupa com o meio ambiente.

EnglishPortuguese