A recepção de uma empresa é parte fundamental da experiência de um cliente (ou possível cliente). Quando bem estruturada, ela é certamente uma das primeiras responsáveis pela boa impressão que o cliente terá ao chegar ao local. Em muitos casos, um atendimento mal feito pode gerar constrangimentos e, até mesmo, prejudicar o fechamento de um negócio.
Tendo isso em vista, saiba mais sobre a importância da recepção e como estruturá-la acompanhando as nossas 6 dicas!
Qual a importância do atendimento ao cliente?
O atendimento de empresas é aquele oferecido aos recém-chegados, sendo parte fundamental da jornada do cliente, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio.
É fundamental garantir que essa experiência seja positiva e, para isso, as empresas podem implementar 6 dicas cruciais. Confira:
6 dicas para aperfeiçoar a recepção
1. Responder a solicitações
Ao receber uma solicitação ou chamado, a recepção deve atender o cliente e deixar bem claro que resolverá a questão o mais cedo possível, independentemente do que seja.
2. Ter uma boa linguagem
Para que a comunicação seja sempre saudável, e contribua para que a empresa consiga os dados necessários para o andamento de processos, é fundamental ter uma boa linguagem durante o atendimento.
Aliás, é altamente recomendável que a empresa desenvolva sua linguagem, a fim de que ela seja aplicada a todos os setores.
3. Ser ágil
O cliente nunca quer esperar – principalmente se estiver pagando pelo serviço. Ainda que isso seja parte do processo, é muito importante que a recepção seja o mais ágil possível, tratando o cliente como prioridade e sempre deixando claro que está focada em resolver a questão em um tempo curto.
4. Ter um bom relacionamento
Os clientes sempre lembrarão de terem sido bem atendidos pela empresa, o que influencia na decisão de uma futura compra. Por isso, é necessário pensar em formas de gerar canais de relacionamento e deixar claro que o time está disponível para entrar em contato.
5. Entregar valor
A equipe da recepção sempre precisa procurar formas de entregar valor ao cliente, em qualquer que seja a interação, demonstrando que esse relacionamento é um diferencial da empresa, fazendo com que o cliente sinta confiança no trabalho desempenhado e queira voltar.
6. Ser organizado
Independentemente do tamanho da empresa, ou do setor em que atua, é crucial que a gestão do atendimento seja bem organizada, no sentido de ter total controle sobre a jornada do cliente e, consequentemente, ter sucesso nas vendas.
Os responsáveis devem fazer tudo da maneira mais assertiva e prática possível. Em caso de dúvidas, é recomendável marcar reuniões com a equipe e achar soluções para deixar a recepção mais produtiva.
Por que terceirizar a recepção de uma empresa?
A empresa terceirizada é muito confiável por se tratar de uma equipe de especialistas no assunto, a qual realizará uma análise completa do negócio, com projeto individualizado de acordo com cada caso, a fim de suprir as necessidades tanto dos gestores quanto dos clientes.
A contratação de uma terceirizada para recepção também pode representar economia para empresas, já que não é preciso contratar diversos colaboradores separadamente, e sim uma única equipe que ficará responsável por todos os processos (incluindo capacitação e infraestrutura).
A recepção terceirizada da Generall, por exemplo, pode adotar programas para desenvolver a consciência da equipe sobre:
- Regras de comportamento da empresa contratante;
- Adoção de boas práticas;
- Atenção às novas habilidades sobre atendimento que surgem no mercado;
- Respeito à cultura organizacional da empresa contratante.
Conheça o serviço terceirizado de recepção da Generall
A Generall é uma empresa de segurança que também fornece serviço terceirizado e facilities, como equipes para recepção de empresas que buscam otimizar o atendimento ao cliente e criar um relacionamento de confiança, a fim de ter maiores chances de fechar negócios.
Pelo site da Generall, é possível conhecer mais sobre os serviços de recepção e outras facilities disponibilizadas pela empresa. Confira!
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