5 dicas de como reduzir custo com a limpeza e manter a mesma qualidade

Os serviços de limpeza são indispensáveis para qualquer empresa, já que estão relacionados tanto à higiene quanto à organização. Porém, quando administrado incorretamente, o serviço pode trazer sérios prejuízos à companhia.

Diferentemente do que se pode pensar, não é preciso abandonar esse serviço para reduzir custos. É possível intervir de outras formas para diminuir as despesas sem perder qualidade em sua realização.

Confira algumas dicas que podem mudar completamente a forma com a qual sua empresa lida com o assunto e veja como a economia será apenas uma questão de tempo.

Como cortar despesas com a limpeza sem prejudicar sua realização

Quanto antes essas dicas forem aplicadas, mais rapidamente sua empresa poderá notar a diferença no orçamento sem qualquer prejuízo funcional!

Atente-se ao fornecedor dos produtos e materiais de limpeza

É comum relacionar essa despesa com o serviço prestado, mas os produtos utilizados também impactam o orçamento, podendo, inclusive, ser o motivo do prejuízo. Faça uma boa pesquisa entre os fornecedores e compare os preços e condições de pagamento para o que sua empresa precisa. Isso pode reduzir consideravelmente os custos sem ter qualquer tipo de impacto negativo.

Incentive a limpeza e a organização

O volume de atividades a serem realizadas pela equipe de limpeza aumenta conforme os serviços existem. Muitas vezes, isso é causado pela falta de organização e limpeza dos colaboradores da companhia.

Incentive que as mesas e ambientes de trabalho sejam organizados sempre que possível, pelo menos semanalmente. Assim, cada um contribui um pouco para a obtenção de um espaço mais confortável e agradável e, além disso, reduz os serviços da equipe de limpeza.

Dê a ideia de cada colaborador ter o seu próprio copo ou garrafa

Entre tantos itens que precisam ser coletados e descartados em uma empresa, os copos descartáveis aparecem no topo da tabela, já que são consumidos aos montes, o que traz custos para aquisição e, também, para limpeza.

Boa parte desse trabalho (e dos custos) pode ser reduzida através do uso de copos e garrafas de uso particular, as quais também ajudam a evitar o desperdício e o consumo demasiado de recursos do meio ambiente.

Diminua o uso de papel

Com tanta tecnologia que existe atualmente, documentos, arquivos, planilhas e outros recursos importantes não precisam mais ser impressos, inclusive contratos e negociações com clientes. Ao recorrer às plataformas digitais, como e-mails e arquivos compartilhados, o uso de papel é reduzido e a sujeira também, o que é benéfico para todas as partes.

Invista em serviços terceirizados

Outra opção que vale muito a pena é contratar serviços terceirizados de limpeza, o que significa que a companhia não precisará arcar com treinamentos, questões burocráticas e previdenciárias dos profissionais contratados.

Além disso, dada a expertise de cada um deles, é possível reduzir o tamanho da equipe sem perder sua qualidade, o que, consequentemente, atua como uma estratégia de corte de custos.

Economize com limpeza sem abandonar a qualidade!

Cada uma dessas dicas pode ajudar bastante a diminuir as despesas com uma área fundamental para todas as companhias, o que trará impactos positivos sob a ótica organizacional e até mesmo produtiva, já que o ambiente de trabalho estará ainda mais agradável.

A Generall é uma empresa que oferece serviços terceirizados de limpeza, facilities, segurança e vigilância, entre outros, com mais de 25 anos de experiência no mercado e excelência em cada um deles. Clique aqui para acessar o blog da Generall e conferir outros conteúdos interessantes para sua empresa!



Deixe uma resposta

Empresa Sustentável Empresa Sustentável - Somos uma Empresa que se preocupa com o meio ambiente.

EnglishPortuguese