Pensar no funcionamento de um condomínio implica refletir sobre a estrutura e os serviços que são oferecidos por ele. A princípio, parece algo simples, porém requer um planejamento cuidadoso. Isso porque os condomínios residenciais ou comerciais se encontram cada vez mais equipados, aumentando as opções de lazer e outros atrativos.
Dessa forma, a administração condominial também evoluiu. Nos dias atuais, são necessárias práticas que possuem como objetivo manter a infraestrutura do local. No entanto, de que modo isso pode ser realizado? Por meio da gestão de facilities, um método efetivo para lidar com essas questões.
Entende-se por facilities a contratação do setor terciário que será responsável por escolher profissionais qualificados para preservar o desempenho de uma organização. Segundo a Organização Internacional de Normalização, esse método se classifica como uma função organizacional que tem por objetivo integrar pessoas, propriedades e processos dentro do ambiente construído. Assim, são inúmeros os benefícios trazidos por essa logística de administração, sobretudo em condomínios.
Benefícios de se adotar a gestão de facilities em condomínios
A atual complexidade das infraestruturas implantadas em condomínios implica na necessidade de um gerenciamento semelhante ao de qualquer negócio ou empresa de sucesso.
Com essa perspectiva, a gestão de facilities engloba instrumentos que auxiliam na valorização do empreendimento e no maior conforto para os moradores ou frequentadores do lugar. Assim, grande parte das responsabilidades exigidas pelos serviços prediais são transferidas para os profissionais de outra empresa que conta com experiência no ramo.
Tal mecanismo possui outras inúmeras vantagens, como, por exemplo, a relação custo-benefício. Os gastos são reduzidos por meio da economia de custos fixos, visto que essa gestão proporciona dedicação completa diante da execução de tarefas de maneira global, cuidando da prevenção de problemas e realizando a manutenção diária.
Outro benefício é o maior rendimento e a otimização do tempo. Desse modo, o síndico e os outros condôminos podem focar em outras partes que garantem o convívio saudável dentro de um condomínio, como a resolução de conflitos ou pendências entre moradores.
Quais os serviços fornecidos pela gestão de facilities?
A gama de possibilidades oferecidas por esse tipo de administração terceirizada é muito ampla. No entanto, há alguns serviços que se destacam, tornando-se os mais demandados pelo mercado.
Segurança, controle de acesso, portaria, manutenção da higiene e conservação, academia, jardinagem, amparo elétrico: essas são as numerosas atividades que a gestão de facilities pode fornecer ao seu condomínio.
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