Saiba o que é o triângulo do crime, como funciona e qual o papel de empresa de segurança privada.

Para proteger um patrimônio comercial ou residencial, é preciso investir nas técnicas e equipamentos corretos, já que, quando o assunto é segurança privada, é fundamental antever os problemas.

Algumas das principais maneiras de se fazer isso está na aplicação da teoria do triângulo do crime à segurança privada.

O que é o triângulo do crime e qual a sua influência na segurança privada

Se trata de um conjunto de técnicas desenvolvidas para analisar o que leva meliantes a cometerem um furto ou outra ação criminosa. A teoria foi formulada e aprovada por vários especialistas em criminologia.

O principal objetivo do triângulo do crime é prever o delito e auxiliar um gestor ou empresa que deseja investir na proteção de seu patrimônio e de seus clientes.

Nesse sentido, a aplicação da teoria tenta compreender como funciona a mente do criminoso e listar tudo o que possa ser levado em consideração pelo meliante na hora de invadir um determinado tipo de loja ou residência.

Por ser uma técnica extremamente complexa, o triângulo do crime costuma ser aplicado por empresas de segurança privada, que contam com time de profissionais especializados nesse tipo de estudo.

Existem 3 variáveis que compõem o triângulo:

  • O delinquente;
  • A vítima;
  • O local onde o encontro ocorre.

Tais fatores formam uma aliança com mais 3 elementos que são determinantes para o crime ocorrer: técnica, oportunidade e motivação. Confira mais detalhes:

Os três elementos do triângulo do crime

Existem três variáveis que originam o triângulo do crime para a segurança privada, e eles avançam para três elementos:

  • Motivação: o criminoso recebe influências externas do ambiente em que vive, até ser impelido a cometer o crime. Ele passa a desejar o crime e seu ambiente provê motivação para tal;
  • Técnica: o indivíduo precisa conhecer todos os riscos antes de cometer o crime. Ou seja, antes de invadir uma residência, ele estuda todas as possibilidades de ser malsucedido. Nesse sentido, a técnica nada mais é que o conjunto de habilidades acumuladas e utilizadas pelo indivíduo para cometer os delitos;
  • Oportunidade: o roubo só acontecerá quando houver um encontro entre o criminoso e a vítima ou local visado para o crime.

Como a teoria do triângulo impacta as medidas preventivas

Aplicar os conceitos do triângulo do crime à segurança privada é uma das maneiras mais eficientes de se prevenir contra atentados. E, é claro, existe mais de uma forma de utilizar a estratégia.

Instalar uma cerca elétrica na residência ou na empresa é um exemplo de investimento que aumenta consideravelmente a segurança. Além disso, para complementar a eficiência da segurança, os interessados podem optar pela contratação de empresa de segurança.

A incidência de roubos diminui bastante ao utilizar sistemas de vigilância completos, sendo estes complementados pela presença de profissionais de segurança protegendo o local.

Conte com apoio de empresa de segurança privada para garantir a integridade do patrimônio

A Generall é uma empresa de segurança que oferece aos seus clientes serviço completo para proteção de dados, patrimônios e pessoas por meio de sistema de vigilância completo e profissionais qualificados para prover segurança física e escolta.

Clique aqui para acompanhar todas as notícias sobre segurança privada e navegue pelo site para conhecer todos os serviços oferecidos pela Generall.