Esse tipo de mercado pode ser considerado recente no segmento de micro e pequenas empresas. Antigamente, grandes companhias contavam com equipes de manutenção, mas de fato não havia expertise no assunto!

Apenas a partir dos anos 80 o setor de serviços de limpeza de fato iniciou seu processo de profissionalização. E um dos grandes responsáveis por isso foi o crescimento de empresas de terceirização, que começaram a oferecer profissionais preparados para o trabalho, ajudando a empresa a não se preocupar mais com assuntos relacionados à conservação do espaço.

Outro diferencial das empresas de terceirização é que elas se mostraram uma excelente opção de redução de custos fixos. Além disso, também ofereceram mais liberdade para que a empresa dê prioridade a outras atividades que não envolvam recrutamento, seleção e treinamento de uma equipe de limpeza.

 Entenda a importância da limpeza e conservação

Em condomínios residenciais, os colaboradores que atuam nesse setor são responsáveis por manterem os ambientes comuns – como recepção, áreas de lazer e elevadores – devidamente organizados.

No caso das empresas, além de conservarem as áreas comuns, os profissionais responsáveis pelos serviços de limpeza também realizam a manutenção de salas individuais, esvaziando cestos de lixo, cuidando dos móveis e também das janelas.

Especificamente em instituições de saúde, os cuidados com a limpeza envolvem ainda mais atenção, pois os colaboradores têm a responsabilidade de evitar a proliferação de bactérias, vírus e microrganismos que podem causar danos à saúde dos pacientes e de outras pessoas que circulam pelo local.

Além disso, quando existe a necessidade de avaliar o imóvel, sem dúvida a limpeza do local entra como um dos principais itens de observação, sendo uma ferramenta que pode causar uma boa ou péssima impressão da administração responsável por esse setor.

Dessa maneira, é possível concluir que uma limpeza realizada de forma efetiva é aquela que passa por um processo de planejamento prévio. Sendo assim, o serviço a ser realizado pode ser organizado por equipe ou por área.

No caso da equipe, os serviços de limpeza demandam um especialista no comando, que irá definir quais produtos serão utilizados e como o serviço deverá ser realizado. Esse tipo de trabalho costuma funcionar muito bem em hospitais e indústrias.

Já a limpeza por área consiste em dividir a equipe em grupos, que serão responsáveis pela manutenção de locais como banheiros, salas e escadas.

Conheça o Grupo Generall

Se você deseja contar com uma equipe totalmente preparada para realizar a manutenção do seu condomínio, entre em contato agora mesmo com a Generall, que oferece terceirização de profissionais de limpeza ágeis e experientes, que vão atender a demanda de seu empreendimento.

Clique aqui para mais informações.