A tecnologia, ao decorrer dos dias, vem ampliando as possibilidades no oferecimento de serviços e produtos. No setor de segurança isso também vem acontecendo. Em períodos curtos são lançados novos dispositivos e softwares de segurança patrimonial. Eles possuem diversos mecanismos, sendo práticos e rápidos, auxiliando o monitoramento em tempo integral.

Esses dispositivos possuem a capacidade de serem monitorados de qualquer lugar, facilitando o acesso, a identificação de ações suspeitas e prevenção de problemas. Devido à enorme quantidade de opções, é necessário escolher o que for se encaixar melhor para o seu tipo de negócio e sua estrutura, pensando na finalidade de uso e como isso será aplicado na empresa.

Tecnologias que ajudam na segurança patrimonial

Separamos os equipamentos mais utilizados no âmbito empresarial e sua funcionalidade na hora da proteção, confira:

Alarmes

Para que o alarme funcione, ele dependerá de várias tecnologias integradas. Por meio do disparo sonoro é que ocorrerá a inibição de ações de criminosos, os quais, na maioria das vezes, saem do local assim que o barulho se inicia. Esse tipo de mecanismo possui diversos sensores direcionados para as janelas e portas. Eles enviam um sinal para a central, bloqueando as configurações através de uma senha. Tem equipamentos que só disparam o sinal sonoro, e há outros que enviam uma mensagem para o proprietário da empresa, da residência ou para a empresa de segurança responsável pelo local.

Botão de pânico

Esse equipamento funciona 24 horas e tem ligação direta com a central de monitoramento. Quando a pessoa aperta o botão, ele emite um sinal silencioso para a empresa de segurança e ela toma as devidas providências para cada caso.  

Câmeras de segurança

A câmera de monitoramento é um dos melhores equipamentos para que o sistema funcione de maneira eficiente. Existem inúmeros modelos e tipos, e a escolha vai ser feita com base no local, extensão do ambiente e, claro, a necessidade da empresa ou residência.

Cerca elétrica

É um dos equipamentos mais conhecidos, ele é mais que uma barreira física, também funciona como uma barreira psicológica, pelo fato de ameaçar a pessoa a levar um choque. A cerca é instalada por uma empresa especializada e precisa receber manutenção de tempos em tempos. O aconselhamento é que seu monitoramento seja feito de forma eletrônica, assim, quando o indivíduo ultrapassar a barreira, o disparo da sirene acontece, emitindo um alerta à empresa responsável. Atualmente, já existem as cercas infravermelhas, elas são invisíveis, mas possuem igualmente sensores para identificar tentativas de invasão.

Acesso por biometria

As digitais dos moradores ou funcionários, no caso de empresas, são registradas, permitindo a passagem apenas de pessoas autorizadas e cadastradas. Esse recurso conta com a possibilidade de serem adicionadas duas digitais, uma para a entrada regular e outra para emergência, caso aconteça uma invasão. Quando a digital de emergência é usada, o acesso é liberado emitindo um alerta à empresa de monitoramento.  

Novidades tecnológicas para a segurança

Alguns recursos são mais específicos, mas com finalidades e funcionalidades importantes, entre algumas novidades do setor estão:

Drones: os drones em si não são algo novo, mas, para a finalidade de segurança patrimonial, sim. A visão ampla proporcionada pelo equipamento é muito útil para a segurança, fora recursos como tintas que são disparadas no suspeito para facilitar a identificação. Existem softwares que fazem detecção térmica para seguir o invasor, preservando muitas vezes os agentes de segurança.

Câmeras de reconhecimento facial: essa tecnologia permite o cadastro de rostos, evidenciando possíveis ameaças. Ela consegue fazer o reconhecimento de um rosto em meio a uma multidão. Alguns equipamentos da linha fazem o reconhecimento, captura de imagem e exibição em tempo real. É muito útil para lugares muito movimentados, liberando o acesso e fazendo o controle da entrada e saída de pessoas autorizadas apenas pelo reconhecimento facial.

Sem dúvida, a tecnologia tem agregado muito ao setor de segurança patrimonial, permitindo que as empresas e residências se mantenham seguras de forma eficaz. Mas não podemos deixar de lado a eficiência também dos agentes de segurança e da importância do seu papel, presencial, em situações extremas. É uma das medidas de segurança que mais passam confiança.   

Contrate uma empresa de segurança patrimonial de qualidade

Fazer o uso de equipamentos tecnológicos, como câmeras, alarmes e outros, é essencial para garantir a segurança do seu negócio e residência. Contar com uma empresa de segurança patrimonial de qualidade para isso é necessário para que o serviço seja feito da maneira correta.

A Generall é uma empresa de segurança patrimonial com mais de 20 anos de experiência no mercado. Ela conta com funcionários qualificados e que procuram desempenhar suas atividades da melhor forma possível.

Navegue pelo blog e saiba mais sobre equipamentos de segurança, como cercas elétricas, as quais podem ajudar na segurança da sua empresa e de sua residência.