Para proporcionar um serviço de qualidade aos pacientes, a equipe de um hospital deve agir a partir de uma série de conhecimentos específicos. E vale lembrar que isso não está restrito apenas para a equipe médica ou de enfermagem.

Você já parou para pensar a respeito da importância do trabalho de uma copeira hospitalar? Apesar de agir na maioria das vezes nos “bastidores” de um hospital, ela é uma profissional primordial para a recuperação dos pacientes.

Confira abaixo tudo sobre a importância da copeira hospitalar

Sendo assim, em primeiro lugar é importante esclarecer que existem copeiras nos mais diversos ambientes, como empresas e eventos. No entanto, a atuação de cada uma delas pode variar bastante de um lugar para outro.

Numa empresa, por exemplo, essa colaboradora trabalha na cozinha do escritório, sendo responsável por fazer e servir aos funcionários e visitantes cafés, água, chás, preparar lanches, manter a copa e os utensílios limpos e organizados, bem como verificar os mantimentos.

Já em eventos, além de cuidar dos alimentos, a copeira precisa compreender as principais regras de etiqueta e decoração. Dessa forma, ela tem a missão de preparar a comida, montar bandejas e mesas, e, dependendo da situação, auxiliar a servir.

Por fim, o serviço de copeira hospitalar conta com uma responsabilidade ainda maior, pois é o encarregado pela preparação das refeições dos pacientes, observando qualquer tipo de restrição à dieta.

Portanto, é importante destacar que essa profissional – em primeiro lugar – tenha algum tipo de conhecimento a respeito de patologias. Ela deve compreender as características básicas de quem sofre de diabetes ou hipertensão, por exemplo, pois isso pode evitar equívocos na preparação dos pratos para um paciente.

Além disso, ela necessariamente precisa ser atenciosa, pois estará lidando com pessoas que podem sofrer de restrições alimentares rígidas. Existem muitos pacientes que sofrem de alergias a determinados tipos de alimentos, ou então que não conseguem suportar algum tipo de tempero etc.

Vale ressaltar que o serviço de copeira hospitalar ainda inclui uma constante verificação do estoque de alimentos da instituição. Todos os produtos estão dentro do prazo de validade? Algum deles está em pouca quantidade ou apresenta aparência estranha? É necessária a atualização na lista de alimentos a serem comprados por conta de novidades na dieta dos pacientes?

E visto que muitos deles estão em estado de extrema vulnerabilidade, a colaboradora ainda deve seguir um padrão de higienização ainda mais elevado. Por esse motivo, conhecimentos a respeito de microbiologia e técnicas de limpeza hospitalar são essenciais para um bom serviço de copeira hospitalar.

Diante dessas informações, fica claro que a contratação de profissionais capacitados é extremamente essencial nesse setor. Portanto, se você está procurando colaboradores para a sua instituição de saúde, conheça agora mesmo os serviços oferecidos pela Generall, uma empresa de serviços terceirizados em SP e também no RJ.

Além de ser avaliada a partir de um sistema atualizado de boas práticas profissionais, a equipe Generall passa por constantes treinamentos. E o melhor disso tudo é que, por isso, o hospital não precisa se preocupar constantemente com questões trabalhistas e de treinamento.

Que tal solicitar um orçamento de copeira hospitalar agora mesmo com a Generall?