Curiosidades Generall Serviço de Segurança

Análise de risco e segurança no trabalho: Entenda essa relação

Análise de risco” – Já viu ou ouviu isso alguma vez? Ela permeia a esfera da segurança do trabalho e é famosa por apontar pontos críticos e riscos nesse ambiente. Mas, muito se fala e pouco se explica, principalmente quando o indivíduo não trabalha na área de segurança do trabalho ou não precisa dos dados coletados pela análise.

Confira a seguir algumas informações iniciais sobre análise de risco e como ela é utilizada no setor de segurança do trabalho.

  • O que é análise de risco

A análise de risco é um documento elaborado por profissionais de segurança do trabalho onde são apresentadas situações de perigo presentes no ambiente de trabalho. Os dados da análise são estudados, e os possíveis problemas são identificados para que as soluções comecem a ser avaliadas. Além de contribuir diretamente para trazer mais segurança ao ambiente de trabalho à análise de risco também serve de base para outros relatórios de segurança do trabalho como PPRA, PCMSO, PCA e outros.

  • Etapas da análise de risco

A análise de risco segue algumas etapas até ser finalizada. Veja abaixo:

  1. Identifica as fontes de riscos no ambiente de trabalho;
  2. Avalia os riscos com potencial de causar acidente ou doenças relacionadas ao trabalho;
  3. Propõe medidas de controle para os riscos que podem causar danos;
  4. Elabora um cronograma de planejamento das ações de segurança;
  5. Registra, informa e monitora.
  • Por que a análise de risco é importante

Elaborar uma análise de risco é importante porque identifica prováveis atividades ou instalações que podem representar algum perigo. Também previne acidentes que possam colocar em risco a saúde e a segurança dos indivíduos.

  • Benefícios para a empresa e o trabalhador

A análise de risco feita pela área de segurança do trabalho ajuda a empresa a investir melhor os seus recursos e esforços, em prol de soluções para diminuir riscos e situações reais que poderiam causar acidentes e doenças.

Gostou da explicação? Esses são os pontos iniciais do que abrange uma análise de risco. Agora você já sabe porque esse documento é bastante utilizado na área de segurança do trabalho e como ele pode ser utilizado em benefício do trabalhador.

Como a Generall lida com tudo isso?

Nós do Grupo Generall prezamos muito sobre a qualidade do serviço, excelência na execução e comprometimento com a satisfação e resultado de nossos clientes. Por isso, todo o nosso quadro de funcionários está de acordo com todas as normas de conduta visando a segurança no trabalho.

Para isso, seguimos códigos de segurança como: Vestuário uniformizado, equipamentos homologados e principalmente, treinamentos constantes.

Nossa equipe está focada em apresentar resultados sem nenhuma eventualidade que possa impactar o desempenho de seu negócio. Entre em contato com os especialistas do grupo Generall e conheça mais sobre as nossas certificações e diferenciais.

Generall

Com mais de 20 anos de experiência, nossos valores estão pautados na transparência dos relacionamentos, nas boas práticas organizacionais e na garantia do cumprimento das promessas de eficiência e de qualidade de nossos produtos e serviços. Buscamos incansavelmente o equilíbrio entre os aspectos social, ambiental e econômico, respeitando as pessoas, a sociedade e o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O uso da biometria para controle de acesso

Alarme residencial: dicas para escolher o ideal para a sua casa